sábado, 17 de agosto de 2013

Os perigos do Grande Estado.



 

Hoje todos tem o sonho de fazer e passar em um concurso, 'adquirir uma segurança financeira' vitalícia como empregado ou encarregado público (Sim, há uma diferença). Levantamentos de opinião mostram que hoje alunos e concluintes do Ensino Médio preferem cada vez mais dedicar-se o tempo, que antes seria dedicado ao preparo pra uma universidade ou a criação de uma empresa, ao estudo e preparação para um concurso.   Bom, na minha adolescência os concursos que moviam esse pensamento de enriquecimento e segurança econômica eram outros: os da mega-sena.

Cuidado! Estamos nos encaminhando pra uma situação de "O Grande Estado", onde o governo mantem milhões de pessoas com salários altíssimos simplesmente para se manter funcionando. Isso é uma receita declarada de fracasso. Governo não é uma empresa, não cria produto, não gera lucro, não vende serviço, mas sim FORNECE. Olhem o exemplo da Grécia, que planeja cortar mais 15 mil empregos públicos. Sendo que todo o maquinário público é mantido pelo dinheiro levantado em taxas e impostos da parcela PRODUTORA do país (empresários, investidores, agricupecuaristas, artesões, barcos pesqueiros, indústrias de exploração), não é de admirar que se essa fonte seque, a outra ponta do encanamento fique sem água também.

Se não houver crescimento e investimento de produção, se não houver empreendedorismo e coragem dos jovens, não haverá geração de lucro, por tanto não haverá empregos, então não haverá dinheiro em taxas e impostos para serem recolhidos. No fim não haverá Estado, só um amontoado de gente desocupada e improdutiva sem receber salário algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário